26/05/2010

Apreendendo SÍMBOLOS: uma forma de dar ao viver maior significado e sentido

"O símbolo é a forma preferida pelo inconsciente para expressar conteúdos, ricos demais para serem verbalizados. Por isso é obscuro e de difícil elucidação." ( Artur da Távola)

A dificuldade maior que se encontra para se relacionar com os símbolos é emprestar-lhes interpretação. No entanto, não é o grau de compreensão do indivíduo que dá validade ao conhecimento do símbolo - isso requer um envolvimento da individualidade do sujeito, somada à sensibilidade e à intuição, que são elementos indispensáveis para essa leitura. O símbolo está relacionado à experiência de cada um; portanto, é um fenômeno personalíssimo. Tomemos como exemplo, o seguinte: a) um homem, ao ver dinheiro, lembra de trabalho exaustivo, bens materiais, investimentos, dificuldades; b) um segundo homem, ao se deparar com o dinheiro, evoca a labuta, qualidade de vida, simplicidade e bem-estar, e; c) ainda, um terceiro, que visualiza o dinheiro, lembra de negócios inescrupulosos, excesso de regalias e poder... E, assim, cada um associa e encadeia as imagens conforme àquilo que lhe é peculiar, relacionando-as aos seus valores e ao seu particular universo cultural.



A mensagem simbólica articula, além das associações, formas individuais, que correspondem a um modo específico de ser, que não existe e nem existirá outro igual. Isso é o que proporciona unicidade no meio coletivo. Mesmo que essas potencialidades estejam relacionadas com fatores externos, existem características internas em cada indivíduo que não podem ser desprezadas. São essas particularidades que dão sentido ao viver; Respeitá-las é a maneira de manter o ritmo interno de vitalidade e equilíbrio interior, sendo mais criativo e se adequando ao meio que se vive, sem se submeter a ele.

Entrar em contato com nosso inconsciente  enriquece nossas vidas, nos possibilita entrar em contato com uma outra dimensão, geralmente daquela que fugimos. Quando estamos conectados com nosso EU, ajustando nossas vidas ao Ser, caminhamos ao encontro do nosso destino, algo que nos pertence, intransferível e singular, aquilo que nos diferencia na coletividade.

                                                                                                                          Ana Maria P. de Freitas
Imagem: Internet

24/05/2010

Open House - Arte e Café - em Uberlândia

O Open house - Arte e Café acontece em Uberlândia na FUCHICA o atelier de Ieda e Valéria.
Fui convidada para o segundo Open house que aconteceu véspera do dia das mães. A Fuchica expõe seu artesanato e convida outros expositores para participar do Open house que acontece duas a três vezes ao ano.

Muito aconchegante e charmoso, tudo preparado com muito carinho por Ieda e Valéria.

Bolsas, carteiras e acessórios
Jogos Americanos, toalhas e suplás.


Porta óculos, Porta livros, Porta latas, caixas de costura, caixinhas, e uma infinidade de coisas para guardar e embalar.
Porta Lixa de unha, uma graça para carregar na bolsa

Arranjos e quadrinhos para cozinha, lindos!

Bijouterias, blusas e muito mais...

Tudo de muito bom gosto!

03/05/2010

ATELIER/CASA - ARTE - CAFÉ

O ATELIER/CASA - Arte Café foi um sucesso!
Nossos expositores:



Ana Maria - Arte residual/mandalas
Bolsas, carteiras, blusas e vestidos  - tudo feito a mão, um capricho só!













Walkíria Ornelas - acessórios



Os acessórios da Walkíria é um luxo. As peças são muito ousadas e diferentes. Lindas!






Ângela - Chaveiros


Tem chaveiros para bolsas, pesos de porta, tiaras. Uma graça!








Thaís - Vixi Maria
Um amor as camisolas e pijaminhas... 

Dorian - artesania
São bijouterias e oratórios, ela adora um santo, eu digo que isso é "mineirez", ela diz que não... sei lá! Mas é tudo muito original.





Helenice - amarradinho
A Helenice só carrega, mas quem faz são as "meninas" do Paranoa, um grupo de mulheres, que aprenderam a arte de amarrar, são lindos, muiiiito bem acabado e podem ser lavados a máquina. É demais!




Marta Guedes - cerâmica
 A Marta é um exemplo, deficiente visual e não deixa por menos, está ai CRIANDO - ComTato e com amor.







Ana catarina - cerâmica
Eu não tenho fotos, mas os vasos de cerâmica da Ana ficaram um show, expressando dança e integração. Lindos! 


E como não podia faltar, esse foi o nosso café mineiro. Segundo testemunhas estava bom! Um charme.


É muita criatividade. Todo mundo caprichou para este dia das Mães, quem teve oportunidade de vir, adorou!, mas logo teremos outros. 


Ana Maria e Helenice
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...