31/05/2011

Relacionar-se


Se você se relaciona, você respeita, você não pode possuir. Se você se relaciona, há uma grande reverência. Se você se relaciona, chega muito perto, muito, muito perto, em profunda intimidade, se sobrepõe.

Contudo, a liberdade do outro não é invadida, o outro permanece um indivíduo independente. O relacionamento é o do eu-você e não do eu-isso, se sobrepondo, interpenetrando, todavia num sentido independente.

Khalil Gibran diz: “Sejam como dois pilares que sustentam o mesmo teto, mas não comece a possuir o outro; deixe o outro independente. Sustentem o mesmo teto: esse teto é o amor.”

Dois amantes sustentam algo invisível, e algo imensamente valioso: uma certa poesia do ser, uma certa música ouvida nos mais profundos recantos da sua existência. Eles apóiam, apóiam uma certa harmonia, mas mesmo assim permanecem independentes. Eles podem se expor ao outro, porque não há medo algum. Eles sabem que são. Eles conhecem sua beleza interior, conhecem seu perfume interior; não há nenhum medo.

Qualquer amor que tenha alguma condição consciente ou inconsciente vai com certeza trazer frustração, porque estas condições não podem ser preenchidas. A própria natureza das condições é assim.

Osho

26/05/2011

O que é Meditação?


Meditação é um estado de não-mente. Meditação é um estado de pura consciência. Sem nenhum conteúdo. Comumente, a sua consciência está tão cheia de lixo, assim como um espelho coberto de pó. A mente é um tráfego constante: pensamentos estão movendo-se, desejos estão movendo-se, memórias estão movendo-se, ambições estão movendo-se – é um tráfego constante! Dia após dia. Mesmo quando você está dormindo, a mente está funcionando, está sonhando. Ela ainda está pensando; ainda está em preocupações e ansiedades. Ela está se preparando para o dia seguinte; uma preparação secreta está acontecendo.

Este é o estado de não-meditação – exatamente o oposto é a meditação. Quando não há nenhum tráfego e o pensar cessou, nenhum pensamento se move, nenhum desejo se agita, você está totalmente silencioso – esse silêncio é meditação. E nesse silêncio a verdade é conhecida, e nunca de outra maneira. Meditação é um estado de não mente.

E você não pode encontrar a meditação através da mente porque a mente se perpetuará. Você pode encontrar a meditação apenas se colocar a mente de lado, se estiver calmo, indiferente, desidentificado da mente; vendo a mente passar, mas não se identificando com ela, não pensando: “Eu sou isso”.

Meditação é a consciência de que ”Eu não sou a mente”. Quando a consciência vai mais e mais fundo em você, pouco a pouco, chegam alguns momentos – momentos de silêncio, momentos de puro espaço, momentos de transparência, momentos em que nada se agita em você e tudo está quieto. Nesses momentos de quietude saberá quem você é, e saberá o que é o mistério desta existência.

E uma vez que você tenha saboreado essas raras gotas de néctar, surgirá em você um grande anseio de ir cada vez mais fundo. Um anseio irresistível surgirá em você, uma grande sede Você ficará em chamas!

Quando você tiver saboreado alguns momentos de silêncio, de alegria, de meditação, vai querer que esse estado se torne o seu estado constante, um continuum.

E se alguns momentos são possíveis, então não há nenhum problema. Pouco a pouco, mais e mais momentos virão. Quando você se torna habilidoso, quando aprende o truque de não se envolver com a mente, quando aprende a arte de permanecer indiferente, distante da mente, quando aprende a ciência de criar uma distância entre você e seus próprios pensamentos, cada vez mais a meditação estará se derramando sobre você. E quanto mais ela se derrama, mais ela o transforma.

Chega um momento de grande benção, em que a meditação se torna o seu estado natural.
 
Osho

14/05/2011

Mr. Holland - Adorável Professor

        Um dia me perguntaram: O que é ser  uma pessoa realizada? Acredito que realização é fazermos aquilo que amamos, não importa a grandiosidade que isso tenha a nível físico, aparente, muitas vezes não percebemos sua abrangência,  geralmente  de uma proporção que não conseguimos dimensionar, mas sabemos que ela existe, porque acreditamos nela.
           Esse filme fala disso, caminhos tortos, mas que não apagam a chama, onde a vocação é o norte, é o que move para uma construção e uma realização que não tem objetivos externos, ela parte de dentro, onde o artista cumpre sua função como agente transformador, ele não muda o meio, ele transforma o homem. Muto Bom! Assistam!


Sinopse

Em 1964 um músico (Richard Dreyfuss) decide começar a lecionar, para ter mais dinheiro e assim se dedicar a compôr uma sinfonia. Inicialmente ele sente grande dificuldade em fazer com que seus alunos se interessem pela música e as coisas se complicam ainda mais quando sua mulher (Glenne Headly) dá à luz a um filho, que o casal vem a descobrir mais tarde que é surdo. Para poder financiar os estudos especiais e o tratamento do filho, ele se envolve cada vez mais com a escola e seus alunos, deixando de lado seu sonho de tornar-se um grande compositor. Passados trinta anos lecionando no mesmo colégio, após todo este tempo uma grande decepção o aguarda.

Informações Técnicas
Título no Brasil: Mr. Holland - Adorável Professor
Título Original: Mr. Holland's Opus
País de Origem: EUA
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 140 minutos
Ano de Lançamento: 1995
Site Oficial: Estúdio/Distrib.: Flashstar
Direção: Stephen Herek



11/05/2011

Amor e Solitude


           Existe uma conexão entre amor e solitude. Desfrute ambos. Nunca escolha um entre os dois, porque se escolher um, ambos morrerão. Permita que ambos aconteçam.
          Quando a solitude acontecer, mova-se nela; quando o amor acontecer, mova-se nele. Solitude significa mover-se para dentro, amor significa mover-se para fora.
          Solitude é a respiração entrando, amor é a respiração saindo. E se você parar uma, morrerá. Você não pode segurar a respiração dentro; não pode segurar a respiração fora. Respiração é um processo total, e no processo total a respiração que entra é tão essencial quanto a respiração que sai.. E é desta forma que sua alma vive; é assim que você se eleva. 
          Permita ambos. Nunca escolha. Permita ambos sem escolher. E vá para onde a respiração estiver indo. Solitude é interioridade, amor é exterioridade.
          É possível que alguém seja mais extrovertido do que introvertido, e vice-versa. E isso é o que traz desequilíbrio à sua personalidade. A pessoa deveria ser ambos simultaneamante. Ela deveria ser equilibrada.  

Osho

08/05/2011

Amaterasu - BELEZA

Não sou presa as identificações com dias criados, acredito que todos os dias celebramos o que somos: mulheres, mães, pais, avós, profissionais, crianças ou seja lá o que for. Como vivemos em sociedade  e num mundo de consumo, respeito. Hoje, segundo as tradições, é Dia das Mães, então resolvi tirar uma carta no "Oráculo da Deusa", uma carta para nós mulheres, que criamos, senão filhos, à nossa FORÇA  CRIADORA, eis para nós a carta:

Deixe-me compartilhar com você o segredo do espelho
deixe-me compartilhar o que só a deusa do Sol conhece
É um segredo tão importante
que libertará você da escuridão
um segredo tão delicioso
que deixará o calor dançar no seu coração
um segredo tão luminoso
que permitirá que você conheça a si mesma
um segredo tão simples
que tudo o que você precisa fazer é abrir os olhos
o segredo está
na luz do sol, nos olhos do espelho
 Você é a Beleza


Mitologia
Amaterasu Omi Kami é a Deusa Xintoísta do Sol no Japão. Quando foi insultada por seu rude irmão, Susano-o, O Deus da Tempestade, ela se recolheu a uma caverna e recusou-se a sair. Aborrecida com o recolhimento do sol, Uzume, a Deusa-xamã, dançou uma dança engraçada e lasciva para divertir os deuses e deusas e provocar a curiosidade de Amaterasu. Quando esta abriu a porta para espiar, ficou deslumbrada com a própria beleza refletida num espelho que os deuses e deusas haviam colocado ali: e então saiu. 

Significado da carta
Amaterasu está aqui para dizer-lhe que você tem de se aquecer no brilho da sua própria beleza. Você conhece a sua beleza única, ou sente que não pode ser bela porque não se parece com uma modelo ou uma estrela de cinema? Você está ficando velha e sente que a velhice é feia? Talvez você esteja com medo de expressar a sua beleza, com medo de atrair energias indesejáveis. Amaterasu diz que todas as mulheres têm a luz do Feminino, e que essa luz é bela, Ela aconselha você a abandonar os preconceitos sobre o que é a beleza e deixar a sua beleza aparecer. A totalidade é alimentada quando celebramos todos os nossos aspectos, e ser mulher significa ser bela.

Esta é a carta que veio, uma boa reflexão. Apreciar é uma arte, é uma forma de vida, precisamos aprender ser gratas, vivermos em atitude de gratidão, isso nos torna divinas é uma fonte de alegria e realização.

Um bom domingo!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...