29/10/2011

Ser LIvre

Imagem Internet


"Ser livre significa compreender, no sentido mais lúcido e amplo que a palavra pode ter. Significa um entendimento de si, uma aceitação em si da necessidade da existência em termos limitados. A vivência desse entendimento é a mais plena e a mais profunda interiorização a que o indivíduo possa chegar. Ser livre é ocupar o seu espaço de vida." 

Fayga Ostrower

21/10/2011

O Direito ao Delírio

Compartilho esse vídeo de Eduardo Galeno, onde ele fala de utopia, e nos dá  um breve momento de sonhar na poesia que é viver,,,


Um fim de semana iluminados a todos.

20/10/2011

Celebração

Imagem: Internet


Hoje a gratidão me envolve e celebro meu nascimento.
Que uma luz dourada possa envolver a todos seres viventes, nosso planeta Terra e o universo, numa energia de paz. Que o amor possa pulsar no mais profundo do humano que somos nós.

Bençãos, bençãos e bençãos...
Ana Maria 

18/10/2011

Travessia

Imagem: Internet

"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já têm a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos".

Fernando Pessoa

15/10/2011

Consciência

Imagem: Internet

“A consciência só pode existir através do permanente reconhecimento e respeito do inconsciente: toda vida tem que passar por muitas mortes.” (Jung)

              Sempre que nos referimos à consciência relacionamos como algo inerente à cabeça, uma forma racional do nosso pensar, algo que orienta nossa consciência, mas que não é ela. Acredito que consciência é energia, algo mais orgânico que se relaciona com nosso corpo. Assim como a natureza tem uma consciência própria, sem que seja necessário dizer à semente que ela tem que germinar, brotar, florescer, dar frutos e morrer, assim é também nosso corpo. Se temos uma escuta, nosso corpo é a antena, o que faz a conexão do nosso mundo interno com o externo. Se aprendermos a ouvir com os sentidos e não com a razão, ampliamos nossa consciência.

             Para desenvolvermos essa escuta é que precisamos  aprender a meditar, a meditação é  silenciar nossa mente para que possamos entrar em contato com nosso interior, para que possamos escutar o nosso corpo. Para a realidade que vivemos hoje em dia , não é fácil praticar o exercício da meditação, mas existem milhares de formas que podemos usar, e praticar aquela que nos faz sentido. É preciso aprender silenciar, estar presente naquilo que realizamos, não importa o que seja, pode ser algo que exija nossa concentração ou apenas o simples ato de lavar a louça, estar presente é meditar. No início pode parecer uma loucura, porque os pensamentos não nos dão trégua, mas com o tempo e a prática, percebemos que o barulho interno diminui e aos poucos ampliamos nossas percepções. Para acalmar os pensamentos nada melhor do que respirar, tire sua atenção dos pensamentos e observe sua respiração, aprofunde ela, e verá que por segundos você consegue silenciar e aos poucos com a prática esse espaço de silêncio vai aumentando.

             Eu acredito que para mudarmos hábitos seja necessário um propósito, um compromisso consigo mesmo, nada é impossível. E como diz Jung: “Qualquer passo à frente, por pequeno que seja, na trilha da tomada de consciência, cria o mundo.”

Ana Maria

10/10/2011

As Deusas e a Mulher Atual

                NO MUNDO MODERNO os conflitos que nos cercam não são poucos, alguns deles, aliás, são muito parecidos com os relatados na mitologia grega. Mas a proximidade entre a nossa realidade atual e a vivenciada pelas figuras antológicas não pára por aí. Se estudarmos mais atenciosamente o perfil das deusas gregas, descobriremos que é muito fácil nos identificar com elas. Afrodite, Héstia e Hera, por exemplo, possuem uma série de características semelhantes às nossas. Isso acontece porque, apesar de serem divindades, elas eram humanas e apresentavam virtudes e defeitos parecidos com os nossos. Por isso, são consideradas arquétipos, imagens presentes em nosso inconsciente coletivo. “Essas imagens nos guiam em termos de adaptação ao mundo e principalmente ao fazer escolhas, mas normalmente não percebemos a influência delas. O inconsciente coletivo, onde estão impressas, atua juntamente com o inconsciente individual e é tão determinante quanto este em nossas vidas”, explica a psicoterapeuta Maria da Luz Calegari. A idéia de arquétipos ganhou força na psicologia junguiana e recebeu o termo genérico de “psicologia arquetípica”. Os primeiros estudos baseados na teoria de Carl Gustav Jung surgiram no final da década de 1970 e trabalham principalmente a questão dos mitos. “A mitologia é reconhecidamente um caminho que leva o espírito humano a avançar. Os mitos nos fornecem pistas sobre o comportamento da humanidade e sobre nós mesmos”, ressalta. Intrigada com o tema, a terapeuta resolveu estudar os arquétipos e desenvolveu uma ampla pesquisa sobre as personalidades de cada deusa grega em paralelo com a mulher moderna. Conheça uma pouco mais sobre elas e descubra o que a sua deusa pode dizer sobre você.

HERA
(JUNO, em Roma)

Na mitologia, Zeus disfarçou-se de cuco para conquistá-la. Esperta, ela não o deixou alçar vôo, enquanto não lhe prometesse casamento. Era uma esposa ciumenta e vingativa, nunca esquecia uma ofensa. Por isso, é considerada a protetora das mulheres casadas. A Hera moderna é uma esposa fiel, honrada, austera, eficiente na educação dos filhos e na administração do lar. Mãe rígida, ela espera sempre que os filhos sigam as expectativas e investimentos feitos pelos pais. Mulheres que apresentam o arquétipo dessa deusa são fortes, decididas e calorosas. As Heras têm no casamento e no marido o motivo maior de sua existência. O homem que escolhem para casar deverá ser vitorioso ou apresentar requisitos que o levem a conquistar uma posição social. As esposas Heras raramente se divorciam.


PERSÉFONE - KORÉ
(PROSÉRPINA, em Roma)

Perséfone era filha de Zeus, senhor dos deuses, e de Deméter, deusa da agricultura. Ainda era uma jovem donzela quando foi raptada por Hades, o senhor dos mortos, que a levou para seu reino subterrâneo e a fez sua esposa. A joven Koré normalmente é vaidosa, desligada da vida real, pouco interessada nos estudos ou em uma futura carreira. Mas essa mulher é facilmente identificada por uma virtude: tem enorme prazer em ajudar o próximo. Quando tem uma atividade, é para passar o tempo ou ganhar algum dinheiro para as suas vaidades. Porém, diferentemente da Hera, Koré representa a mais passiva das mulheres e, quando abandonada ou desiludida, leva muito tempo para se recuperar.

DEMÉTER
(CERES, em Roma)

Deusa da agricultura. O sentimento e a vocação maternais são atributos de Deméter. A história conta que o grito de sua filha Koré, ao ser levada por Hades, foi ouvido por Deméter e que esta a procurou por todo o mundo, durante nove dias e nove noites sem cessar. Nesse período, ela não comeu, não bebeu, não se banhou e nem se enfeitou e acabou se descuidando das suas tarefas. Por conta disso, as terras se tornaram inférteis. O mito de Deméter simboliza o ciclo anual da colheita. Na mitologia, a deusa significa maternidade e nutrição, sendo essas as suas principais vocações. Mulheres Deméter normalmente se casam, são mães bonachonas, alegres e bastante dedicadas a seus filhos e netos. Generosas, carinhosas e extrovertidas, elas são verdadeiras matronas.


AFRODITE
(VÊNUS, em Roma)

Na mitologia grega, Afrodite era a deusa da beleza e da paixão sexual. Possuía um cinturão mágico que tornava sua paixão irresistível. A mitologia oferece duas versões sobre seu nascimento, na mais conhecida, Cronos, filho de Urano, mutilou o pai e atirou ao mar seus órgãos genitais. Afrodite teria nascido da espuma (em grego, aphros) assim formada. Por ordem de Zeus, Afrodite casou-se com Hefesto, o mais feio dos imortais, sendo-lhe muitas vezes infiel. As mulheres Afrodite são as amantes preferidas dos homens, mas jamais esposas por serem infiéis. Preferem profissões que despertem sua criatividade, como por exemplo: pintura, escultura, moda e editoração. Quando a Afrodite não é bela, é carismática e possui uma atração irresistível. Sua característica fundamental é colocar o amor acima de tudo.


ATENA
(MINERVA, em Roma)

Deusa da sabedoria, do ofício, da justiça, da inteligência e da guerra justa. Conta a mitologia que um dia Zeus sentiu uma forte dor de cabeça e Hefesto lhe deu uma machadada na fronte, de onde saiu Atena, já adulta com elmo, armadura e escudo. As mulheres Atena desenvolvem carreiras de sucesso e não se preocupam com casamentos ou filhos. São racionais, estrategistas e ágeis no pensar, além de muito reflexivas. Fisicamente são atraentes, de elegância clássica e postura desembaraçada. Costumam conquistar os homens que valorizam imagem e inteligência. Na lenda, Atena não se casou, no entanto as atenas modernas valorizam muito o companheirismo.


ARTEMIS
(DIANA, em Roma)

Deusa guerreira, selvagem, racional, instintiva, representa muito bem a independência feminina. Na mitologia grega era uma antiga divindade ligada inicialmente à vida selvagem e à caça. Durante os períodos arcaico e clássico era considerada filha de Zeus e de Leto e irmã gêmea de Apolo. Mais tarde, associou-se também à luz da lua e à magia. Mulheres com um forte perfil de Artemis raramente se entregam à paixão e não necessitam da admiração masculina para se sentirem realizadas. Em geral não são amantes fiéis, porém não desprezam a sexualidade que, muitas vezes, se confunde com guerra ou aventura, pois essas mulheres gostam de medir forças com seus parceiros, tanto na vida pública como na pessoal. Com freqüência, o amor de uma mulher Artemis é dirigido aos animais.


HÉSTIA
(VESTA, em Roma)

É a deusa dos laços familiares, simbolizada pelo fogo da lareira. Cortejada por Poseidon e Apolo, jurou virgindade perante Zeus. Na Grécia, era a protetora dos lares. Mais amorosa que Afrodite e Deméter, ela devota-se totalmente a aspectos espirituais da existência. Durante muito tempo representou as mulheres solitárias e recatadas, dedicadas à família de origem, que não contraíam casamento. As Héstias modernas até se casam e quando isso acontece, elas se comportam como esposas tradicionais. São elas que conferem à casa o nome de lar, não gostam de vida social e nem de chamar a atenção no mundo. Os melhores exemplos dessas mulheres são as missionárias, freiras dedicadas aos pobres e as enfermeiras dos hospitais de guerra.
 
Texto: fonte desconhecida
Imagens: Internet

06/10/2011

Sexo

Imagem: Internet


"O prazer da música suave pode abrir caminho para a música eterna, a experiência de uma vela fraca pode levar-nos a luz infinita; conhecer uma gota é um prelúdio para conhecer o oceano.

O conhecimento do átomo pode revelar o mistério de todas as forças materiais, das forças da matéria. A natureza nos deu um pequeno átomo de sexo, mas nós não o reconhecemos de modo algum. Nem ao menos o admitimos totalmente. Isso é porque não temos a clareza mental nem o senso de mistério para reconhecê-lo, compreendê-lo ou experimentá-lo. Assim que o homem compreender e reverenciar esse processo de transcendência, fará surgir uma nova e mais elevada ordem de sociedade.

O homem e a mulher são dois pólos diferentes, os pólos positivos e negativos de energia. O encontro correto desses dois pólos completa um circuito e produz um tipo de eletricidade. E o conhecimento direto dessa eletricidade é possível se o período de cópula, quando vocês estão numa entrega profunda e total um ao outro, puder ser mantido por um tempo mais longo. Se ele puder ser prolongado por uma hora, uma alta carga produzindo uma auréola de eletricidade evoluirá por si mesma; se as correntes do corpo estiverem num abraço total e completo, pode-se até mesmo ver um lampejo de luz na escuridão. Um casal experimentando essa corrente elétrica de energia está bebendo o copo mais cheio da vida."

(Osho)





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...