Imagem: Internet
"O ego é uma ambição por novas experiências. E toda nova experiência se tornará velha, porque tudo que é novo se tornará velho - então, ... a espiritualidade não é uma busca por experiência, realmente. A espiritualidade é uma busca pelo próprio ser. Não por experiências - nem mesmo por bem aventurança, nem mesmo pelo êxtase - porque a experiência é uma coisa externa: por mais íntima, é externa.
A espiritualidade é a busca pelo ser real, que está dentro de você: eu devo conhecer o que é a minha realidade. E com esse conhecer, não há pressa - nenhuma pressa de ir para qualquer nova experiência. Com o conhecer da verdadeira realidade interna, o ser autêntico, toda a busca cessa.
A experiência é algo externo a você. O experenciador é seu ser.
O conteúdo é a experiência. Qualquer que seja, a experiência é o conteúdo. Eu experencio miséria - então, a miséria é o conteúdo da minha consciência. Então, eu experencio prazer - então, o prazer é o conteúdo. Então, eu experencio o tédio - então o tédio é o conteúdo. E, então, eu experencio o silêncio - então o silêncio é o conteúdo. E, então você pode experenciar a bem aventurança - então a bem aventurança é o conteúdo. Você pode ir mudando ad infinitum, mas isto não é a coisa real.
O real é aquele a quem essas experiências acontecem - a quem o tédio acontece, a quem a bem aventurança acontece. A busca espiritual não é o que acontece, mas a quem acontece. Então não há nenhuma possibilidade de o ego aparecer."
Osho