18/08/2010

Chacras - Centros de Força

           Os Centros de Força são grandes vórtices de energia que geram qualidades vibratórias específicas e estimulam todas as funções do corpo, sejam elas orgânicas, emocionais, comportamentais ou espirituais. São formados pela junção de "Nadis" - pontos que individualizam, qualificam, diferenciam ou associam os pulsos energéticos. Um nadi é um pequeno vórtice de energia, um pulso energético gerado em cada um dos milhares de entrecruzamentos dos canais que constituem o Corpo Etérico.
          Embora alguns Centros de força tenham funções mais sensoriais ou de vibração mais sutil da energia e outros tenham funções em um nível de consciência mais consciente ou na vibração mais densa do corpo físico, nenhum deles tem função mais importante que o outro. Todos processam na mesma intensidade o que se registra em cada uma das células que compõem o corpo físico e todos vibram a memória da vida do indivíduoi nesta e em outras experiências.

O 1º Centro de Força é chamado "Centro de Força da Sobrevivência". É responsável tanto pela adaptação da energia à forma humana quanto pela adaptação da forma física ao planeta terra. Possibilita que a energia se materialize e indiviudualize e trabalhe para garantir a sobrevivência do que é corporificado.
Localiza-se  na área perineal, corresponde às glândulas supra-renais e se relaciona com as vértebras coccígeas. O 1º Centro vibra a cor vermelho carmesim, necessita da foirça energética de 4 nadis ou "pétalas" para o desenvolvimento das suas funções e, no plano orgânico, se associa ao intestino grosso e ao rins.
O elemento que ativa e movimenta suas funções é a terra, que possibilita a experiência de contato através dos pés com o solo, o desenvolvimento da postura bípede e o caminhar seguro, conduzindo o corpo pela própria vida.

O 2ºCentro de Força - é chamado "Centro de Força da Sexualidade" e é responsável pela organização da saúde. Associa a saúde à experiência de prazer e a vitalidade à capacidade de trabalho, sem que haja desgaste ou cansaço.
Corresponde às glândulas sexuais ou gônadas, situa-se na área pubiana, à altura da 4ª vértebra sacral e, no plano orgânico, associa-se aos orgãos genitais. Vibra a cor laranja e necessita, para desenvolver suas funções, da força energética de seis nadis.
 O elemento que o ativa é a água, que estimula no indivíduo o contato com a experiência intrauterina, permite o acesso aos conteúdos da memória celular e favorece o desejo de continuidade daquela experiência através da reprodução.

O 3º Centro de Força é o centro de "Força da Identidade e da Individualidade". É ele quem estimula a consciência de integridade do "Eu" e a percepção e o desenvolvimento dos sentimentos de unicidade e singularidade.
Situado na área do umbigo, à altura da 4ª vértebra lombar, tem o pâncreas como sua glândula de correspondência e associa-se, no plano orgânico, ao fígado e ao baço. Irradia a cor amarela e necessita da potência de 10 nadis para o desenvolvimento das suas funções. O fogo é seu elemento de ativação e estimula, no indivíduo, a experiência do auto conhecimento, da autonomia  e do desejo de se mostrar e se expressar.

O 4º Centro de Força o "Centro de Força da Emocionalidade", movimenta os impulsos relacionados ao sentimento de amor. Antes, o afeto e o amor por si mesmo, que se direciona à aceitação da própria identidade e, a seguir, a aceitação, o afeto e o amor que podem ser dirigidos ao outro.
Localiza-se no tórax, à altura da 6ª vértebra torácica e à esquerda do osso esterno. A glândula que traduz suas vibrações é o Timo e suas funções se associam às funções orgânicas do coração e dos pulmões. Vibra a cor rosa e necessita da força energética de 12 nadis para desenvolver seus processos. 
Seu elemento é o ar, que estimula o desejo e o movimento de troca, a expressão das emoções e dos afetos e a permissão à experiência de se fazer inteiro na relação com o externo, também por inteiro, dentro de si. 

O 5º Centro de Força é chamado "Centro da Expressão Criativa". Associa as várias formas de expressão e comunicação ao desejo de renovação e à experiência de sutilização da criatividade e da sexualidade. Evolui as funções do 2º Centro.
Localiza-se na face anterior do pescoço, à altura da 4ª vértebra cervical. Corresponde à glândula Tireóide, irradia a cor azul celeste e necessita da força energética de 16 "nadis" para o desenvolvimento das suas funções.
O elemento relacionado ao quinto centro é o éter, plano vibracional que permite o trânsito das ondas sonoras. Seus impulsos favorecem o ouvir e o falar de si mesmo e a experiência de expressão e materialização daquilo que é próprio e verdadeiro na identidade e na individualidade.

O 6º Centro de Força "Centro de Força da Percepção e Síntese", localiza-se na glabela - entre as sombrancelhas- na região a que se atribui a presença do 3º olho. Amplia o processo de compreensão de si mesmo e do mundo; desenvolve a intuição, a telepatia e a inteligência; faz a integração entre o mundo interno e o externo e associa e integra a razão e a emoção.
Sua glândula de correspondência é a Hipófise (pituitária). Vibra a cor azul índigo e necessita, para desenvolver suas funçoes, da potência de 98 nadis.

O 7º Centro de Força  é o "Centro da Espiritualidade".  É ele quem estimula a evolução e a ampliação dos níveis de consciência e ativa o desejo de contato consciente e experiência com as vibrações do plano espiritual. É ele que, através da ação presente, propicia a transmutação e a transcendência da matéria.
Situa-se no topo da cabeça, irradia a cor violeta e desenvolve suas funções a partir da força energética de 1000 nadis. traduz suas vibrações através das glânculas Pineal (Epífise), a responsável pela incorporação do metabolismo da luz.
Estimula o indivíduo à posse de todo conhecimento que lhe é transmitido através do sentir e ao uso dos recursos oriundos do contato com o divino e materializados para o desenvolvimento de uma vida progressivamente melhor, mais prazeroza e plena.

          A função dos Centros de Força superiores está também registrada nos Centros de Força inferiores e é necessário que estes sejam ativados para que os superiores possam exercer satisfatóriamente suas funções. Há hierarquia e especificidade de funções, mas não há predomínio ou distinção de valor na tarefa realizada. Os centros superiores processam o conhecimento e mobilizam o conhecimento concreto nos centros inferiores; mobilizados no conhecimento do plano concreto, eles reativam o desejo de mais conhecer e acessar os níveis sutis do conhecimento.
           Todos os centros de força processam, de forma basal ou sensorial, o objetivo comum de aproveitar o máximo a vida na matéria, de bem viver a forma física, entendendo que a forma é o instrumento de aprendizado e conhecimento da energia.
           O fluxo nestes vórtices de energia evolui, em diferentes níveis, o sentir, o perceber e o expressar e, permite  que o Ser, "Energia Individualizada", sirva-se da forma material para desenvolver os caminhos que conduzem a realização plena, em energia ou forma, com saúde física e emocional no exercício do viver, do ser e do estar.
            A energia não é algo hipotético, inatingível ou esotérico... a vibração amorosa, evolutiva dos Centros de Força nos impulsiona e se desenvolve quando a utilizamos nas atividades do dia-a-dia, independente de nossa crença, posição social ou grau de estudo.

Texto elaborado por: Rizza C. D'Ávila, extraido e resumido da Revista Seja! Leitura Corporal em revista.
  


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...