26/08/2010

Deusa Fréia

Hoje resolvi tirar uma carta do tarô "O Oráculo da Deusa", já que esta semana  é de lua cheia, na terça houve a celebração  às Deusas dos Mares, dando continuidade ao processo vivido, escolhi o tarô das deusas para uma carta, que compartilho com vocês. A carta tirada foi  FRÉIA- sexualidade.  

Houve um tempo
no início
um tempo em que não havia nada
um tempo em que eu dançava
minha dança da sexualidade
a energia da criação
e com essa dança
oferecia ao Todo a minha dádiva
A sexualidade trouxe união comigo
com a Deusa
com o êxtase espiritual
A sexualidade curou e integrou
regenerou e revigorou
A sexualidade entrelaçou você na rede de todos os seres vivos
pois a vida existre para expressar a si mesma
Nova vida
Vitalidade
ritos de prazer
possibilidade ilimitada
o que quer  que você escolha
a sexualidade é a dança expressiva da vida
e sua maior dádiva

Mitologia
 Os europeus do norte chamaram sua deusa sensual de FRÉIA, que significa "concumbina"e deram seu nome para o sexto dia da semana, a sexta-feira, ou friday. Ela era a regente ancestral dos deuses mais velhos, ou Vanir. Ela e Frigga são dois aspectos da Grande Deusa. Fréia é o aspecto donzela, e Frigga, o aspecto materno. Fréia não discrimina ao escolher amantes: todos os deuses eram jogo limpo. Quando Fréia aparecia envolta em seu manto de plumas e não usando nada a não ser seu colar mágico de âmbar, ninguém podia resistir a ela.

Significado da carta

 Fréia está aqui para ajudá-la a respeitar a sua sexualidade. Está na hora de você se ligar a essa energia vital, primordial, espiritual e revigorante e expressá-la, tenha ou não um parceiro. Trata-se de estar plenamente presente no corpo. Não só os ombros ou a cabeça, mas também o clítoris, o ânus, os seios e os pés. Trata-se de sentir a energia vibrante, elétrica nos orgãos sexuais e usá-la para animar seu ser.
Você anda sentindo que a sexualidade é enorme ou assustadora demais ou representa um tabu? Você tem medo de que viver e amar a sua sexualidade a impede de ser "uma boa menina"? As advertências que você recebeu na adolescência a estão impedindo de explorar sua sexualidade? Você tem estado ocupada demais, sem tempo para a sexualidade? Você sente que o sexo exige um parceiro e que, se não estiver com alguém, não pode desfrutar sua sexualidade? Fréia diz que, quando você vive a sexualidade, você se abre para a energia dinâmica que flui em toda criação. Quando você se retrai, se exclui, se desliga da sexualidade, limita suas possibilidades de entrar em contato com a energia da deusa, que lhe traz mais vitalidade. O caminho para a totalidade deve incluir todos os seus aspectos, e a sexualidade é um aspecto importante.

Na verdade, é interessante refletir sobre nossa sexualidade, como estamos lidando com nossa energia sexual, criativa. O que isso tem refletido em nossas vidas, ou se estamos nos esquecendo da sua importância.  É um assunto, que para nós mulheres, ainda pode representar um tabu, mas sabemos trambém que reprimir essa energia não é a melhor opção. Olhemos para isso, vejamos a possibilidade de trabalhar esses aspectos internos de forma que possamos ter uma vida saudável, mais intensa e feliz. Aproveitem a dica e façam uma reflexão a respeito.         Ana Maria

18/08/2010

Chacras - Centros de Força

           Os Centros de Força são grandes vórtices de energia que geram qualidades vibratórias específicas e estimulam todas as funções do corpo, sejam elas orgânicas, emocionais, comportamentais ou espirituais. São formados pela junção de "Nadis" - pontos que individualizam, qualificam, diferenciam ou associam os pulsos energéticos. Um nadi é um pequeno vórtice de energia, um pulso energético gerado em cada um dos milhares de entrecruzamentos dos canais que constituem o Corpo Etérico.
          Embora alguns Centros de força tenham funções mais sensoriais ou de vibração mais sutil da energia e outros tenham funções em um nível de consciência mais consciente ou na vibração mais densa do corpo físico, nenhum deles tem função mais importante que o outro. Todos processam na mesma intensidade o que se registra em cada uma das células que compõem o corpo físico e todos vibram a memória da vida do indivíduoi nesta e em outras experiências.

O 1º Centro de Força é chamado "Centro de Força da Sobrevivência". É responsável tanto pela adaptação da energia à forma humana quanto pela adaptação da forma física ao planeta terra. Possibilita que a energia se materialize e indiviudualize e trabalhe para garantir a sobrevivência do que é corporificado.
Localiza-se  na área perineal, corresponde às glândulas supra-renais e se relaciona com as vértebras coccígeas. O 1º Centro vibra a cor vermelho carmesim, necessita da foirça energética de 4 nadis ou "pétalas" para o desenvolvimento das suas funções e, no plano orgânico, se associa ao intestino grosso e ao rins.
O elemento que ativa e movimenta suas funções é a terra, que possibilita a experiência de contato através dos pés com o solo, o desenvolvimento da postura bípede e o caminhar seguro, conduzindo o corpo pela própria vida.

O 2ºCentro de Força - é chamado "Centro de Força da Sexualidade" e é responsável pela organização da saúde. Associa a saúde à experiência de prazer e a vitalidade à capacidade de trabalho, sem que haja desgaste ou cansaço.
Corresponde às glândulas sexuais ou gônadas, situa-se na área pubiana, à altura da 4ª vértebra sacral e, no plano orgânico, associa-se aos orgãos genitais. Vibra a cor laranja e necessita, para desenvolver suas funções, da força energética de seis nadis.
 O elemento que o ativa é a água, que estimula no indivíduo o contato com a experiência intrauterina, permite o acesso aos conteúdos da memória celular e favorece o desejo de continuidade daquela experiência através da reprodução.

O 3º Centro de Força é o centro de "Força da Identidade e da Individualidade". É ele quem estimula a consciência de integridade do "Eu" e a percepção e o desenvolvimento dos sentimentos de unicidade e singularidade.
Situado na área do umbigo, à altura da 4ª vértebra lombar, tem o pâncreas como sua glândula de correspondência e associa-se, no plano orgânico, ao fígado e ao baço. Irradia a cor amarela e necessita da potência de 10 nadis para o desenvolvimento das suas funções. O fogo é seu elemento de ativação e estimula, no indivíduo, a experiência do auto conhecimento, da autonomia  e do desejo de se mostrar e se expressar.

O 4º Centro de Força o "Centro de Força da Emocionalidade", movimenta os impulsos relacionados ao sentimento de amor. Antes, o afeto e o amor por si mesmo, que se direciona à aceitação da própria identidade e, a seguir, a aceitação, o afeto e o amor que podem ser dirigidos ao outro.
Localiza-se no tórax, à altura da 6ª vértebra torácica e à esquerda do osso esterno. A glândula que traduz suas vibrações é o Timo e suas funções se associam às funções orgânicas do coração e dos pulmões. Vibra a cor rosa e necessita da força energética de 12 nadis para desenvolver seus processos. 
Seu elemento é o ar, que estimula o desejo e o movimento de troca, a expressão das emoções e dos afetos e a permissão à experiência de se fazer inteiro na relação com o externo, também por inteiro, dentro de si. 

O 5º Centro de Força é chamado "Centro da Expressão Criativa". Associa as várias formas de expressão e comunicação ao desejo de renovação e à experiência de sutilização da criatividade e da sexualidade. Evolui as funções do 2º Centro.
Localiza-se na face anterior do pescoço, à altura da 4ª vértebra cervical. Corresponde à glândula Tireóide, irradia a cor azul celeste e necessita da força energética de 16 "nadis" para o desenvolvimento das suas funções.
O elemento relacionado ao quinto centro é o éter, plano vibracional que permite o trânsito das ondas sonoras. Seus impulsos favorecem o ouvir e o falar de si mesmo e a experiência de expressão e materialização daquilo que é próprio e verdadeiro na identidade e na individualidade.

O 6º Centro de Força "Centro de Força da Percepção e Síntese", localiza-se na glabela - entre as sombrancelhas- na região a que se atribui a presença do 3º olho. Amplia o processo de compreensão de si mesmo e do mundo; desenvolve a intuição, a telepatia e a inteligência; faz a integração entre o mundo interno e o externo e associa e integra a razão e a emoção.
Sua glândula de correspondência é a Hipófise (pituitária). Vibra a cor azul índigo e necessita, para desenvolver suas funçoes, da potência de 98 nadis.

O 7º Centro de Força  é o "Centro da Espiritualidade".  É ele quem estimula a evolução e a ampliação dos níveis de consciência e ativa o desejo de contato consciente e experiência com as vibrações do plano espiritual. É ele que, através da ação presente, propicia a transmutação e a transcendência da matéria.
Situa-se no topo da cabeça, irradia a cor violeta e desenvolve suas funções a partir da força energética de 1000 nadis. traduz suas vibrações através das glânculas Pineal (Epífise), a responsável pela incorporação do metabolismo da luz.
Estimula o indivíduo à posse de todo conhecimento que lhe é transmitido através do sentir e ao uso dos recursos oriundos do contato com o divino e materializados para o desenvolvimento de uma vida progressivamente melhor, mais prazeroza e plena.

          A função dos Centros de Força superiores está também registrada nos Centros de Força inferiores e é necessário que estes sejam ativados para que os superiores possam exercer satisfatóriamente suas funções. Há hierarquia e especificidade de funções, mas não há predomínio ou distinção de valor na tarefa realizada. Os centros superiores processam o conhecimento e mobilizam o conhecimento concreto nos centros inferiores; mobilizados no conhecimento do plano concreto, eles reativam o desejo de mais conhecer e acessar os níveis sutis do conhecimento.
           Todos os centros de força processam, de forma basal ou sensorial, o objetivo comum de aproveitar o máximo a vida na matéria, de bem viver a forma física, entendendo que a forma é o instrumento de aprendizado e conhecimento da energia.
           O fluxo nestes vórtices de energia evolui, em diferentes níveis, o sentir, o perceber e o expressar e, permite  que o Ser, "Energia Individualizada", sirva-se da forma material para desenvolver os caminhos que conduzem a realização plena, em energia ou forma, com saúde física e emocional no exercício do viver, do ser e do estar.
            A energia não é algo hipotético, inatingível ou esotérico... a vibração amorosa, evolutiva dos Centros de Força nos impulsiona e se desenvolve quando a utilizamos nas atividades do dia-a-dia, independente de nossa crença, posição social ou grau de estudo.

Texto elaborado por: Rizza C. D'Ávila, extraido e resumido da Revista Seja! Leitura Corporal em revista.
  


06/08/2010

A Chave dos Labirintos

Realmente  fantástica a viagem  além dos 7 pecados, uma metáfora onde a ira, a gula, a inveja, a avareza, a luxúria, a indolência e o orgulho se encontram com seus opostos, ali mesmo, naquele ponto onde nossas escolhas são fundamentais ao nosso crescimento. Acely Hovelacque nos conta uma bela aventura, que para aqueles que buscam, seria lamentável perder essa instigante viagem rumo à beleza do grande mistério da existência. Recomendo, é uma leitura gostosa, lúdica e "fantástica".

Livro: A chave dos Labirintos - uma viagem fantástica além dos 7 pecados./Acely Hovelacque/Ed. Marco Zero

Ana Maria
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...