10/10/2011

As Deusas e a Mulher Atual

                NO MUNDO MODERNO os conflitos que nos cercam não são poucos, alguns deles, aliás, são muito parecidos com os relatados na mitologia grega. Mas a proximidade entre a nossa realidade atual e a vivenciada pelas figuras antológicas não pára por aí. Se estudarmos mais atenciosamente o perfil das deusas gregas, descobriremos que é muito fácil nos identificar com elas. Afrodite, Héstia e Hera, por exemplo, possuem uma série de características semelhantes às nossas. Isso acontece porque, apesar de serem divindades, elas eram humanas e apresentavam virtudes e defeitos parecidos com os nossos. Por isso, são consideradas arquétipos, imagens presentes em nosso inconsciente coletivo. “Essas imagens nos guiam em termos de adaptação ao mundo e principalmente ao fazer escolhas, mas normalmente não percebemos a influência delas. O inconsciente coletivo, onde estão impressas, atua juntamente com o inconsciente individual e é tão determinante quanto este em nossas vidas”, explica a psicoterapeuta Maria da Luz Calegari. A idéia de arquétipos ganhou força na psicologia junguiana e recebeu o termo genérico de “psicologia arquetípica”. Os primeiros estudos baseados na teoria de Carl Gustav Jung surgiram no final da década de 1970 e trabalham principalmente a questão dos mitos. “A mitologia é reconhecidamente um caminho que leva o espírito humano a avançar. Os mitos nos fornecem pistas sobre o comportamento da humanidade e sobre nós mesmos”, ressalta. Intrigada com o tema, a terapeuta resolveu estudar os arquétipos e desenvolveu uma ampla pesquisa sobre as personalidades de cada deusa grega em paralelo com a mulher moderna. Conheça uma pouco mais sobre elas e descubra o que a sua deusa pode dizer sobre você.

HERA
(JUNO, em Roma)

Na mitologia, Zeus disfarçou-se de cuco para conquistá-la. Esperta, ela não o deixou alçar vôo, enquanto não lhe prometesse casamento. Era uma esposa ciumenta e vingativa, nunca esquecia uma ofensa. Por isso, é considerada a protetora das mulheres casadas. A Hera moderna é uma esposa fiel, honrada, austera, eficiente na educação dos filhos e na administração do lar. Mãe rígida, ela espera sempre que os filhos sigam as expectativas e investimentos feitos pelos pais. Mulheres que apresentam o arquétipo dessa deusa são fortes, decididas e calorosas. As Heras têm no casamento e no marido o motivo maior de sua existência. O homem que escolhem para casar deverá ser vitorioso ou apresentar requisitos que o levem a conquistar uma posição social. As esposas Heras raramente se divorciam.


PERSÉFONE - KORÉ
(PROSÉRPINA, em Roma)

Perséfone era filha de Zeus, senhor dos deuses, e de Deméter, deusa da agricultura. Ainda era uma jovem donzela quando foi raptada por Hades, o senhor dos mortos, que a levou para seu reino subterrâneo e a fez sua esposa. A joven Koré normalmente é vaidosa, desligada da vida real, pouco interessada nos estudos ou em uma futura carreira. Mas essa mulher é facilmente identificada por uma virtude: tem enorme prazer em ajudar o próximo. Quando tem uma atividade, é para passar o tempo ou ganhar algum dinheiro para as suas vaidades. Porém, diferentemente da Hera, Koré representa a mais passiva das mulheres e, quando abandonada ou desiludida, leva muito tempo para se recuperar.

DEMÉTER
(CERES, em Roma)

Deusa da agricultura. O sentimento e a vocação maternais são atributos de Deméter. A história conta que o grito de sua filha Koré, ao ser levada por Hades, foi ouvido por Deméter e que esta a procurou por todo o mundo, durante nove dias e nove noites sem cessar. Nesse período, ela não comeu, não bebeu, não se banhou e nem se enfeitou e acabou se descuidando das suas tarefas. Por conta disso, as terras se tornaram inférteis. O mito de Deméter simboliza o ciclo anual da colheita. Na mitologia, a deusa significa maternidade e nutrição, sendo essas as suas principais vocações. Mulheres Deméter normalmente se casam, são mães bonachonas, alegres e bastante dedicadas a seus filhos e netos. Generosas, carinhosas e extrovertidas, elas são verdadeiras matronas.


AFRODITE
(VÊNUS, em Roma)

Na mitologia grega, Afrodite era a deusa da beleza e da paixão sexual. Possuía um cinturão mágico que tornava sua paixão irresistível. A mitologia oferece duas versões sobre seu nascimento, na mais conhecida, Cronos, filho de Urano, mutilou o pai e atirou ao mar seus órgãos genitais. Afrodite teria nascido da espuma (em grego, aphros) assim formada. Por ordem de Zeus, Afrodite casou-se com Hefesto, o mais feio dos imortais, sendo-lhe muitas vezes infiel. As mulheres Afrodite são as amantes preferidas dos homens, mas jamais esposas por serem infiéis. Preferem profissões que despertem sua criatividade, como por exemplo: pintura, escultura, moda e editoração. Quando a Afrodite não é bela, é carismática e possui uma atração irresistível. Sua característica fundamental é colocar o amor acima de tudo.


ATENA
(MINERVA, em Roma)

Deusa da sabedoria, do ofício, da justiça, da inteligência e da guerra justa. Conta a mitologia que um dia Zeus sentiu uma forte dor de cabeça e Hefesto lhe deu uma machadada na fronte, de onde saiu Atena, já adulta com elmo, armadura e escudo. As mulheres Atena desenvolvem carreiras de sucesso e não se preocupam com casamentos ou filhos. São racionais, estrategistas e ágeis no pensar, além de muito reflexivas. Fisicamente são atraentes, de elegância clássica e postura desembaraçada. Costumam conquistar os homens que valorizam imagem e inteligência. Na lenda, Atena não se casou, no entanto as atenas modernas valorizam muito o companheirismo.


ARTEMIS
(DIANA, em Roma)

Deusa guerreira, selvagem, racional, instintiva, representa muito bem a independência feminina. Na mitologia grega era uma antiga divindade ligada inicialmente à vida selvagem e à caça. Durante os períodos arcaico e clássico era considerada filha de Zeus e de Leto e irmã gêmea de Apolo. Mais tarde, associou-se também à luz da lua e à magia. Mulheres com um forte perfil de Artemis raramente se entregam à paixão e não necessitam da admiração masculina para se sentirem realizadas. Em geral não são amantes fiéis, porém não desprezam a sexualidade que, muitas vezes, se confunde com guerra ou aventura, pois essas mulheres gostam de medir forças com seus parceiros, tanto na vida pública como na pessoal. Com freqüência, o amor de uma mulher Artemis é dirigido aos animais.


HÉSTIA
(VESTA, em Roma)

É a deusa dos laços familiares, simbolizada pelo fogo da lareira. Cortejada por Poseidon e Apolo, jurou virgindade perante Zeus. Na Grécia, era a protetora dos lares. Mais amorosa que Afrodite e Deméter, ela devota-se totalmente a aspectos espirituais da existência. Durante muito tempo representou as mulheres solitárias e recatadas, dedicadas à família de origem, que não contraíam casamento. As Héstias modernas até se casam e quando isso acontece, elas se comportam como esposas tradicionais. São elas que conferem à casa o nome de lar, não gostam de vida social e nem de chamar a atenção no mundo. Os melhores exemplos dessas mulheres são as missionárias, freiras dedicadas aos pobres e as enfermeiras dos hospitais de guerra.
 
Texto: fonte desconhecida
Imagens: Internet

Um comentário:

Juliana disse...

Ta aí outro tema que me encanta!
já leu o livro "As deusas e a mulher", de Jean Shinoda Bolen? Muito, muito bom! Ela também escreveu um livro sobre os deuses e os homens, além de outro sobre o arquétipo das deusas na mulher madura.

Assunto que rende muitas e muitas conversas!

Abraços!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...