26/09/2014

Processo Criativo

Se tem uma coisa que é difícil falar, é sobre nossos processos criativos, primeiro porque eles acontecem, não são pensados ou premeditados. Você tem até mais ou menos uma ideia do que quer fazer mas logo que começa, pronto, o que era já não é mais. Vou tentar descrever um processo da construção de uma blusa...

O primeiro momento é pensar as cores, se quero algo colorido, ou se uma cor me satisfaz, confesso que ando numa fase bem colorida, essa começou pela escolha das cores, enfim, depois de um longo tempo, defini que seriam essas...


Tenho sentido muita vontade de juntar, montar e criar formas novas, caracteriza bem esse momento de reconstrução que estou vivendo, o que veio é praticamente o que eu chamaria de mosaico, aos poucos vou cortando as formas que quero dar ao tecido novo...
Tenho observado que as novas blusas eu mesma estou criando os tecidos com retalhos de malha...


Aos poucos vou montando e ao mesmo tempo observando.  Nesse momento muda-se muito na tentativa de combinar as cores e formas para uma melhor harmonia da peça...

Enfim começo a "emendar", quadrados, círculos e linha, tudo em sintonia...

Nesse momento ainda acontecem mudanças...


Agora já mais definida, as decisões finais para o acabamento do tecido, alguma forma diferente de finalizar, se reto, se alternado. Depois de definido a tecitura acontece de forma harmoniosa, Impressionante como tudo se encaixa...


Pronto o tecido, escolho que forma darei a este tecido,  este será um tecido da frente de uma blusa, defino a modelagem que melhor se encaixa na forma do tecido, nesse caso, escolhi uma cor para as costas, as vezes escolho duas, depende da inspiração. Nesta especificamente escolhi uma cor.
Corto na modelagem que eu mesma invento, seguindo mais ou menos alguns padrões de tamanhos, esses geralmente vestem vários tamanhos, por serem mais soltos.
Enfim pronta... costas, lateral e frente.





O tempo para essas construções variam muito, podem durar, de dois a três dias, como algumas semanas, é necessário antes de mais nada uma disponibilidade interna. 
Assim as peças acontecem, numa realização plena, tecida à mão, passo a passo, sem qualquer modelo preconcebido, as vezes se identificando nas formas mas totalmente diferentes na finalização. 

Única para você!
 E esta ai já está à venda, disponível no meu atelier/casa e nas lojas virtuais e muitas outras.   
  
ARTE RESIDUAL 
por Ana Maria

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...