01/07/2010

CONSCIÊNCIA CORPORAL

“O corpo é um processo vivo, organizacional, que sente e reflete sobre sua própria continuidade e forma” (Stanley Keleman)

“Não é à consciência que o sujeito está condenado, mas ao corpo.” (J. Lacan)


Vivemos uma vida inteira aprendendo “coisas”, tudo nos é ensinado, como comer, como limpar, como fazer, como nos comportar, mas geralmente não aprendemos o corpo, a cuidar do corpo, a exercitar as necessidades do corpo, a escutar o corpo, a sentir o corpo. Aprendemos os cuidados com higiene mas nada num sentido mais profundo que vai além da higiene pessoal.

          É fundamental ao nosso equilíbrio que tenhamos uma consciência corporal mais abrangente. Aprender a ouvir e nos orientar através dos nossos sentidos, eles são nossas antenas, o que nos conecta ao mundo. O corpo não é um entrave, como muitos pensam, mas sim uma ferramenta poderosa que temos ao nosso alcance, é o que nos possibilita fazer a ligação entre matéria e espírito.

           O mundo moderno com sua tecnologia, e a poderosa cultura de consumo, nos fragmenta, nos materializa ao invés de humanizar. Não condeno a evolução industrial, só entendo que isso ao contrário de nos ajudar está nos destruindo, não porque seja ruim, mas porque não estamos sabendo usar a “máquina”, não podemos esquecer nossa humanidade, precisamos aprender a integrar o que separamos. O corpo exerce exatamente essa função, a de integrar. É através do corpo que existimos, é o corpo que nos abre à possibilidade do mistério, aquilo que não apreendemos mas sabemos que é, podemos viver uma vida inteira negando esse aspecto em nós, mas a única certeza que temos em nossa vida é que um dia vamos morrer. Não aprendemos a respeitar o processo de envelhecimento do corpo, que assim como a natureza, tem seu ciclo, e por mais que tentemos interferir nesse processo mais nos distanciamos da essência divina dentro de nós.

             O corpo, assim como a natureza, pede cuidados, é nossa casa, pede também atenção e respeito. Se aprendermos a ouvir o corpo, saberemos como estar no mundo. Mas para isso é necessário apreender cada parte do nosso corpo, a valorizar cada membro, cada órgão, cada músculo, cada forma, sem distinção, porque toda parte tem sua importância, cada uma exerce uma função fundamental ao seu bom funcionamento Aprendendo a relacionar com nosso corpo, ouvindo suas necessidades, aceitando e respeitando seus limites, percebendo suas funções e seu simbolismo, estaremos nos abrindo a uma nova consciência, mais ampla, mais significativa, para que então possamos integrar com o mundo e com o outro.


Ana Maria P. de Freitas

Imagem: http://sharkassimetrico.blogspot.com/2007/02/corpo.html

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...