19/07/2010

Sunshine - O Despertar de um Século

Sunshine - O Despertar de um Século


Este drama épico conta a história de várias gerações de uma mesma família de judeus na Hungria. De origem humilde, os Sonnenschein chegam a ter dinheiro e influência no início do século 20. O patriarca se torna um juiz de respeito, mas sua carreira é afetada quando medidas anti-semitas são tomadas pelo governo. Seu filho se converte ao cristianismo para escapar às perseguições, mas mesmo assim se torna uma vítima do nazismo. O neto sobrevive à guerra e toma suas origens como o que tem de mais importante. Ralph Fiennes interpreta três homens de diferentes gerações da família.


Meu olhar através do filme parte do viés da psicologia. Depois de assistir o filme Sunshine mergulhei numa reflexão a qual partilho com vocês. No filme vemos uma família de judeus nas suas diversas gerações tentando se enquadrar ao "status quor" do momento em que estão vivendo, percebemos como essa adaptação (assimilação - como é usado no filme)  levam essas pessoas a questionarem seus destinos e muitas vezes a pagarem um alto preço, até mesmo com a vida, de formas trágicas,  o que geralmente acontece. 
              Minha reflexão parte de um questionamento: O que mudou no comportamento do homem no decorrer dos séculos? Percebo que o que mudou são apenas as roupagens, o contexto histórico, a tecnologia, a política, os ideais, mas de forma mais profunda carregamos o mesmo paradigma, estamos ainda tentando nos "adaptar" a uma cultura consumista, onde o "ter" é o que nos referencia diante de uma sociedade exclusivista, ainda tentamos nos moldar para conquistarmos o reconhecimento social e pessoal. No filme foi preciso viver várias gerações para se resgatar a origem e reconquistar o significado de estar vivo, fazendo uma analogia,  vejo que hoje essa sociedade que nos abriga também nos afasta de nossa verdadeirta essência, na tentativa de nos adaptarmos vamos distanciando do que temos de melhor em nós, vamos perdendo nossa verdadeira identidade e consequentemente nos distanciamos do sentido de nosso viver. Cada ser vivente tem o seu dom a cumprir, nos colocarmos como vítimas desse sistema só nos faz cada vez mais "ajustados", mas jamais realizados como pessoas e felizes. Passamos uma vida inteira buscando a felicidade nas coisas que nos cercam, e esquecemos de olhar onde ela realmente reside que é dentro de nós, nas nossas ações verdadeiras, na nossa liberdade de expressão, naquilo que somos em essência e que o mundo insiste em nos roubar. 
          O filme nos convida à reflexão, é carregado de pequenas colocações, que atentos, se pode questionar, tras um leque grande de possibilidades, é profundo, e pode nos levar a infinitas interpretações. Compartilho um pouco do que refleti a respeito, poderia me estender porque há muitos argumentos para discussão, mas me detive apenas num aspecto psicológico. O espaço está aberto aos comentários, inclusive áqueles que assistiram e o viram com outro olhar. Para aqueles que não assistiram, recomendo.
 Ana Maria

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...