15/10/2011

Consciência

Imagem: Internet

“A consciência só pode existir através do permanente reconhecimento e respeito do inconsciente: toda vida tem que passar por muitas mortes.” (Jung)

              Sempre que nos referimos à consciência relacionamos como algo inerente à cabeça, uma forma racional do nosso pensar, algo que orienta nossa consciência, mas que não é ela. Acredito que consciência é energia, algo mais orgânico que se relaciona com nosso corpo. Assim como a natureza tem uma consciência própria, sem que seja necessário dizer à semente que ela tem que germinar, brotar, florescer, dar frutos e morrer, assim é também nosso corpo. Se temos uma escuta, nosso corpo é a antena, o que faz a conexão do nosso mundo interno com o externo. Se aprendermos a ouvir com os sentidos e não com a razão, ampliamos nossa consciência.

             Para desenvolvermos essa escuta é que precisamos  aprender a meditar, a meditação é  silenciar nossa mente para que possamos entrar em contato com nosso interior, para que possamos escutar o nosso corpo. Para a realidade que vivemos hoje em dia , não é fácil praticar o exercício da meditação, mas existem milhares de formas que podemos usar, e praticar aquela que nos faz sentido. É preciso aprender silenciar, estar presente naquilo que realizamos, não importa o que seja, pode ser algo que exija nossa concentração ou apenas o simples ato de lavar a louça, estar presente é meditar. No início pode parecer uma loucura, porque os pensamentos não nos dão trégua, mas com o tempo e a prática, percebemos que o barulho interno diminui e aos poucos ampliamos nossas percepções. Para acalmar os pensamentos nada melhor do que respirar, tire sua atenção dos pensamentos e observe sua respiração, aprofunde ela, e verá que por segundos você consegue silenciar e aos poucos com a prática esse espaço de silêncio vai aumentando.

             Eu acredito que para mudarmos hábitos seja necessário um propósito, um compromisso consigo mesmo, nada é impossível. E como diz Jung: “Qualquer passo à frente, por pequeno que seja, na trilha da tomada de consciência, cria o mundo.”

Ana Maria

Um comentário:

Bia Jubiart disse...

Oi Ana!

Saudades! Nunca mais tinha te visto no meu Blogroll, adoro seus trabalhos artigos e reflexões...

Um bom domingo para vc!

Beijoooooooo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...