23/02/2011

Bem e Mal: Dois lados de uma mesma moeda.

imagem: Fonte desconhecida


"O ser humano é portador de liberdade e de responsabilidade. A liberdade lhe é dada como capacidade de modelar essa matéria ancestral e o mundo ao seu redor. A liberdade lhe é dada como possibilidade de decidir se cultiva os "anjos bons" ou os "demônios" interiores. A ele cabe criar uma medida justa de equilíbrio, tirando partido da energia dos "anjos" ou dos "demônios" e colocando-a a serviço de um projeto que se afina com a sinergia e a cooperação do universo. É sua chance de felicidade ou tragédia." (Leonardo Boff)

Muitas vezes nos deparamos com situações que num primeiro momento vemos como um "mal" para nós, talvez por estarmos aprisionados em valores arraigados, pré-conceitos e condicionamentos de nossa cultura, e isso não nos permite ampliar o olhar e ver a mesma situação por outros prismas. Talvez aquilo que vemos como um "mal" pode ser o "fio da meada" que ao se dar a oportunidade de "puxar" (desvendar, conhecer), esteja ali a possibilidade de nos desapegarmos de nossos pensamentos negativos, limitações e medos, ou seja, a prisão que criamos para nós mesmos. Olhar de diversas formas para uma mesma situação é também a oportunidade de conhecer caminhos novos, diferentes, que poderá nos conduzir a uma nova visão e também uma liberdade interior.

Acredito que criamos as situações e conflitos de acordo com aquilo que pensamos a respeito. Para mim não existe bem ou mal, na verdade, se aprofundarmos saberemos que somos nós que os criamos  de acordo com nossa visão de mundo e também nossa bagagem, e principalmente com a intenção de nossas ações.

Aquilo que aprendemos como mal, na verdade, pode ser o caminho para nossa libertação. Sem abertura, não há como escapar da prisão do passado, do conhecido, daquilo que para nós se constitui num "certo". Por esta razão é que nossas pretensas certezas são perigosas, pois podem interromper, arrogantemente, nossa jornada para o crescimento.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...