11/02/2011

A Natureza como Restauração Espiritual

Há séculos nos sentimos uma infusão de força espiritual quando observamos um pôr-do-sol glorioso ou um lago à distância ou a suave ondulação das campinas do vento. Os nossos ancestrais primitivos sem dúvida tinham mais sentimentos básicos do que um dia seremos capazes de recuperar. Mas ainda hoje a contemplação da natureza surte um efeito calmante e terapêutico sobre os nossos sentidos e nossa alma.
A natureza como restauração espiritual é um tópico da literatura de muitas culturas diferentes. Na Grécia antiga, o filósofo Aristóteles afirmava que "em todas as coisas da natureza existe algo de maravilhoso". Segundo a tradição cristã, Jesus passou quarenta dias e quarenta noites no deserto, combatendo seus demônios interiores - drama que culminou no seu aparecimento como um grande mestre. Segundo o poeta, cientista e pensador alemão Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832), sempre que se consegue o melhor da natureza humana, isso é um reflexo da beleza e da totalidade do universo. Em seus trabalhos científicos, ele insistia em afirmar que nem sempre é necessário buscar as razões por trás dos fenômenos do mundo natural e que muitas vezes é mais apropriado simplesmente apreciá-los pelo que são. O filósofo e místico alemão Jacob Boehme(1575-1624) falava em reconhecer Deus em cada folha de grama. A poesia de Rumi, mestre sufi do século XIII, descreve a vida do espírito como algo contido e expresso em todos os aspectos do mundo natural. A literatura mundial é rica em referências à natureza como fosse nutriz para a alma.

A natureza á agradavelmente descomplicada. Como o espirito, ela transcende fronteiras e não está sujeita a divisões culturais ou religiosas. A flor nunca pensa em ser árvore, ela se curva diante da força do vento, alimenta-se do sol e da chuva e oferece de bom grado o seu néctar às abelhas e borboletas que passam. Os ritmos da vida são aceitos sem questionamento pelas plantas e animais, e assim, aprendemos com a natureza uma grande lição sobre como seguir o fluxo da vida, sem travar uma luta inútil contra o inevitável. Como sabe qualquer pessoa que entre em sintonia com a natureza, todas as coisas fazem parte do fluxo do universo e têm o seu lugar na interdependência global. E como tudo o que existe na natureza é uma expressão do segrado, nela reconhecemos um poder infinito.

O outro fator-chave que liga a natureza ao refazimento interior é, evidentemente, o contraste que existe entre ela e a sociedade: a natureza pode ser um meio de reclusão, um lugar onde se vai para ficar sozinho. No oriente, especialmente na China e no Tibete, os mosteiros em geral ficam em regiões afastadas, no alto das montanhas. Isso permite que o buscador espiritual das verdades se distancie dos dramas cotidianops da vida secular. Quando vivemos uma vida tranqüila e cheia de paz, com respeito ao meio ambiente e pelas suas dádivas e desafios, podemos purificar a nossa mente e deixar que o nosso eu espitritual brilhe através dela. Muitas comunidades pequenas e auto-sustentáveis, estribadas em valores como a harmonia com a natureza, o despojamento e a disposição para ajudar o próximo, sabem o quanto essa idéia é cativante.

É claro que podemos passar pela experiência do tranquilo isolamento em meio à natureza sem precisar nos distanciar demais da nossa rotina social de todo dia. Podemos nos sentar em meio a um bosque, numa região rural, e observar a natureza em atividade à nossa volta - dependendo da época do ano, minhocas cavando os seus túneis na terra, insetos ajudando as plantas a se polinizar, passarinhos procurando gravetos para construir o ninho. Ou podemos nos sentar à beira de um rio, de um lago ou do mar e observar o fluxo da água, a matéria da vida. Se quisermos uma visão de tirar o fôlego, podemos nos deitar no chão numa noite enluarada e observar a procissão de estrelas no céu. A revitalização do espírito está em tudo ao nosso redor e até os moradores da cidade a têm ao seu alcance em parques e jardins.   

Texto extraído do livro "Mandalas da Natureza" de Lisa Tenzin-Dolma

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...