05/02/2011

O Instante

"O tempo só tem uma realidade, a do instante. Noutras palavras, o tempo é uma realidade encerrada no instante e suspensa entre dois nadas. O tempo poderá sem dúvida renascer, mas primeiro terá de morrer. Não poderá transportar seu ser de um instante para outro, a fim de fazer dele uma duração. O instante é já a solidão...."  (Gaston Bachelard)

Hoje em minha caminhada, silenciei a mente e tentei  nesse estado silencioso, me perceber. Estar presente é um exercício difícil hoje em dia, o barulho é um hábito das pessoas e é presente em todas as circunstâncias, a cidade é um lugar de barulhos, inclui-se tudo, do homem e da natureza, esta segunda tenta respirar no burburinho incessante. Mas caminhar pelas quadras de Brasília ainda é possível, silenciando, perceber pássaros, sentir o respirar da terra, sentir a brisa, apesar de... tanto barulho.

Minhas caminhadas sugerem isso, e sempre caminho sozinha para me dedicar a esse contato com a natureza nessa selva de asfalto. Hoje refleti muito sobre o instante, mesmo porque li um texto de Gaston Bachelard, que sempre me leva aos devaneios do existir. Percebi o quanto estamos cindidos do presente, vivemos numa maratona acreditando num passado e esperando por um fiuturo. Passado e futuro não tocam a essência do ser, e muito menos a essência primeira do tempo. Segundo Roupnel,"...o tempo é o instante, e é o instante presente que tem toda a carga temporal. O passado é tão vazio quanto o futuro. O futuro está tão morto quanto o passado. O instante não contém uma duração em seu seio, não impele uma força num sentido ou noutro. Ele não tem duas faces, é inteiro e único. Por mais que lhe meditemos a essência, não encontraremos nele a raiz de uma dualidade suficiente e necessária para pensar uma direção.", a dualidade que vivemos entre passado e futuro nos rouba a possibilidade de presença, ou seja, do instante. É importante essa consciência, aprender silenciar nossa mente tagarela,  aprender a respeitar e ouvir nossa intuição, estar atento as nossas decisões para não nos fixarmos em modelos e nos mantermos abertos às possibilidades. Acredito que o instante é a possibilidade latente, tudo muda num instante.  

E termino com um fragmento do livro a 'Intuição do Instante' de Gaston Bachelard: "'É preciso desejar, é preciso querer, é preciso estender a mão e caminhar para criar o futuro. O futuro não é aquilo que vem em nossa direção, mas aquilo em direção ao qual nos dirigimos.' O sentido e o alcance do futuro estão inscritos no próprio presente."

Sejamos prósperos dando sentido ao viver. 'Tudo quanto é simples, tudo quanto é forte em nós, tudo quanto é duradouro mesmo, é o dom de um instante'.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...