26/06/2011

UM DIA QUALQUER DE SOLITUDE...


Acordar de manhã com a alma cheia de gratidão, agradecer a existência e abençoar o dia. É um estado, não é necessário nenhum esforço ou lembrete, porque isso já está registrado no corpo. O café chega com gosto de frutas e cheiro de alegria, nada de preguiça e a mesa é preparada como um convite ao deleite do pão. Logo a disposição convida para uma caminhada, a vestimenta adequada para o conforto de caminhar macio, o contato com a brisa fresca começa o aproximar da natureza, é fato ter que somar com o barulho das máquinas, mas que nada, a energia integra e harmoniza.

Depois o banho, que delícia sentir o corpo agradecido pelo alongamento e pronto, vigoroso para começar o dia... Que dia quero hoje para mim? Uma escuta necessária para que tudo possa transcorrer com leveza. O que quero fazer? Já decidi que hoje é um dia solitário, não quero estar com ninguém, apenas comigo mesma. Tenho infinitas opções, desde abrir os guardados, terminar algo que tenha começado, iniciar um trabalho manual, pintar, desenhar, ou quem sabe até arrumar minha casa e coisas.

É chegado o momento sagrado do almoço, se posso escolher mais a vontade, vejo o que quero comer e me dou o desfrute, se não, preparo um lanche básico com cara de refeição e crio um ritual para merecer a ceia. Uma sesta, só para curtir a preguiça, nada de dormir.

Agora a tarde desponta e tenho tempo para continuar fazendo o que comecei ou então posso escolher sair, sair sozinha é muito bom, porque você vai fazer o que realmente quiser, sem ter que dividir com ninguém. Se gosta de andar em shopping, está na hora, particularmente eu não gosto. Minhas opções são difíceis de encontrar companhia, por isso sempre gosto de estar sozinha para os meus programas. Se preciso comprar algo, é uma boa hora, posso andar sem pressões e fazer do meu jeito e no meu tempo, depois posso ir ao cinema, ou teatro, ou algum programa cultural que só eu mesma curto. Às vezes sair requer alguns gastos extras e não sendo um bom momento, minha casa, meu céu, posso ver um filme ou então mergulhar nas minhas mil e uma fantasias, e é o que não falta, adoro criar, qualquer coisa, é difícil citar, porque depende da disponibilidade interna, mas estas tarde podem ser reveladoras, geralmente é o que gosto de fazer, sair é uma opção mais rara. Um café é imprescindível numa tarde, com requinte de cafeteria, pão integral com ameixa.

Tenho um compromisso todos os dias, que independe de companhia ou solitude, é a Lua, minha cachorrinha, então na minha programação, tem a dela, pelo menos duas voltinhas básicas para o exercício diário.

Quando me dou conta, já é noite, se for de lua cheia a contemplação é fato, é uma das coisas que eu ADORO fazer, e ando muito para ver o nascer da lua cheia, senão, basta sentar e contemplar. Quando vou me deitar o coração está repleto, uma alegria que não depende de nada porque ela é, ela acompanha o dia e é o ingrediente para que eu seja uma boa companhia para mim mesma, e o melhor é que quando chega a hora de me deitar estou envolvida num manto de paz, que para existir fora, tem que existir dentro.
 
Esses dias são de uma simplicidade e de uma grandeza sem igual, é necessário que nos permitamos vivê-los.
 
Ana Maria

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...