26/05/2011

O que é Meditação?


Meditação é um estado de não-mente. Meditação é um estado de pura consciência. Sem nenhum conteúdo. Comumente, a sua consciência está tão cheia de lixo, assim como um espelho coberto de pó. A mente é um tráfego constante: pensamentos estão movendo-se, desejos estão movendo-se, memórias estão movendo-se, ambições estão movendo-se – é um tráfego constante! Dia após dia. Mesmo quando você está dormindo, a mente está funcionando, está sonhando. Ela ainda está pensando; ainda está em preocupações e ansiedades. Ela está se preparando para o dia seguinte; uma preparação secreta está acontecendo.

Este é o estado de não-meditação – exatamente o oposto é a meditação. Quando não há nenhum tráfego e o pensar cessou, nenhum pensamento se move, nenhum desejo se agita, você está totalmente silencioso – esse silêncio é meditação. E nesse silêncio a verdade é conhecida, e nunca de outra maneira. Meditação é um estado de não mente.

E você não pode encontrar a meditação através da mente porque a mente se perpetuará. Você pode encontrar a meditação apenas se colocar a mente de lado, se estiver calmo, indiferente, desidentificado da mente; vendo a mente passar, mas não se identificando com ela, não pensando: “Eu sou isso”.

Meditação é a consciência de que ”Eu não sou a mente”. Quando a consciência vai mais e mais fundo em você, pouco a pouco, chegam alguns momentos – momentos de silêncio, momentos de puro espaço, momentos de transparência, momentos em que nada se agita em você e tudo está quieto. Nesses momentos de quietude saberá quem você é, e saberá o que é o mistério desta existência.

E uma vez que você tenha saboreado essas raras gotas de néctar, surgirá em você um grande anseio de ir cada vez mais fundo. Um anseio irresistível surgirá em você, uma grande sede Você ficará em chamas!

Quando você tiver saboreado alguns momentos de silêncio, de alegria, de meditação, vai querer que esse estado se torne o seu estado constante, um continuum.

E se alguns momentos são possíveis, então não há nenhum problema. Pouco a pouco, mais e mais momentos virão. Quando você se torna habilidoso, quando aprende o truque de não se envolver com a mente, quando aprende a arte de permanecer indiferente, distante da mente, quando aprende a ciência de criar uma distância entre você e seus próprios pensamentos, cada vez mais a meditação estará se derramando sobre você. E quanto mais ela se derrama, mais ela o transforma.

Chega um momento de grande benção, em que a meditação se torna o seu estado natural.
 
Osho

Um comentário:

Ahow! Comunicação disse...

Olá,

somos da assessoria de comunicação de um grupo de artesãos que desenvolvem objetos para ajudar a aliviar o stress e a ajudar na meditação, como japamalas, masbahas e kombolóis. Gostaríamos de convidá-l@ para uma visita em nosso blog e Facebook: http://maosocupadas.blogspot.com

Um abraço,
Ahow! Comunicação

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...