01/04/2011

Mandala Geométrica


A mandala geométrica é uma meditação. Existem várias formas de meditação e não existe um modelo certo ou errado de praticá-la. Para meditar, precisamos encontrar um modo com o qual nos identifiquemos. O ato de meditar é o momento em que silenciamos a mente, entramos em contato com nosso eu interior e, com a continuidade, vislumbramos a consciência genérica e universal que permeia o universo, o que pode propiciar a superação da dualidade sujeito-objeto, objeto de constante preocupação e estudo de filósofos, intelectuais de toda ordem e místicos. Na construção da mandala geométrica, esse espaço silencioso e pleno de possibilidades nos é aberto. À meditação, acrescentamos as cores, as formas e os símbolos.

A mandala geométrica é uma ferramenta no processo do autoconhecimento. Trabalhar em forma circular é ordenar opostos. Quando você cria mandalas, na verdade você está expressando conteúdos que lhe são próprios e, ao ordená-los, você está se configurando, ou seja, criando uma ordenação interna. Ao construir, você permite o afloramento das qualidades e aptidões que estão adormecidas ou esquecidas dentro de você. Através dos desenhos, você vai descobrindo os reais motivos de seus bloqueios, de seus medos e de suas dores. Isso aflora com a observação: não é necessário se preocupar, pois a intuição e seu corpo serão as antenas que lhe indicarão esses caminhos, assim como trará motivação e orientação para superar as dificuldades com o auxílio do inconsciente e suas manifestações. Desenhar mandalas geométricas desenvolve algumas características pessoais como: paciência, concentração, tolerância e compaixão, elementos fundamentais na sua elaboração e no desenvolvimento do autoconhecimento.

Para essa construção, crie um ambiente próprio, onde tenha privacidade e não seja interrompido. Este espaço é necessário para que possa desenvolver uma escuta, silenciar a mente e se abrir às sensações de seu corpo. Se quiser, pode colocar música suave, acender um incenso, ou criar um ritual, mas isso só se revela necessário se você sentir vontade ou, então, poderá apenas se recolher a um espaço onde tenha privacidade. Essa mandala pode ser feita em várias etapas, pois, algumas vezes, você não conseguirá executá-la num só dia ou em poucas horas. Faça-a por partes: primeiro desenhe e depois vá pintando, mas sempre reservando tempo e privacidade no fazer.


Ana Maria
No mês de Abril estarei agendando as Oficinas de Mandala Geométrica , será o último mês de atividades em Brasília, para aqueles que tiverem interesse em fazer, entrar em contato por telefone ou e-mail.

(61) 3347 1147 - 8442 3482 - Ana Maria

Um comentário:

Cecilia disse...

Oi querida Ana Maria, grata pela visita ao meu Blog; aqui venho te retribuir visitando o teu. Que bela surpresa ver a mandalas que desenhas, muito expressivas, me incentivou a desenhar também. Grata por compartilhar os belos desenhos. Você está agendando alguma oficina por aqui pela cidade? quero participar! aqui vai meu email: ateliesegre@gmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...